A Embraer integra sistemas espaciais e desenvolve satélites, produtos e serviços de sensoriamento remoto, telecomunicações via satélite e levantamentos aéreos SAR nas Bandas X P. A empresa atua neste segmento por meio de sua subsidiária Visiona Space Technology.
O VCUB1 será o primeiro satélite de Observação da Terra e Coleta de Dados projetado pela industrial Nacional. Em operação, deverá demonstrar a capacidade da Visiona em conceber sistemas espaciais de alto desempenho. O VCUB1 possui arquitetura escalável o que o torna apto a realizar missões de 3U a 27U+. A missão marcará o domínio pela indústria nacional do software embarcado de satélites e sua carga paga dual será capaz de coletar simultaneamente imagens e dados de comunicação.
O Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC, Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas) é um programa do Governo Federal Brasileiro com o objetivo de promover a cobertura do serviço de Internet em 100% do território brasileiro como parte do Plano Nacional de Banda Larga. Fornecendo serviços digitais inclusão a todos os brasileiros, desde que haja meios seguros e soberanos para o governo brasileiro manter suas comunicações estratégicas.
O Embraer SAR3000, com Dual Band (uma para cima e outra para baixo da copa da floresta), proporciona uma visão completa das atividades em áreas florestais, mesmo aquelas escondidas sob a cobertura de árvores. Ele também oferece capacidade de detecção de alterações para monitoramento contínuo por meio de um recurso de software que compara automaticamente múltiplas leituras de um local.
O radar interferométrico de abertura sintética nas Bandas X e P garante a entrega de informações geográficas de alto valor agregado e alto custo-benefício para diversas aplicações.
Atuando como um integrador de sistemas espaciais, somos o distribuidor oficial de alguns dos principais operadores de satélites do mundo, com acesso a uma constelação virtual de sensores para observação da Terra e modelos digitais de elevação com diferentes níveis de precisão, além das melhores tecnologias de aplicação. Composta por 22 sensores ópticos e 7 sensores de radar, essa constelação oferece produtos integrados de detecção remota com altas taxas de revisitação e geração de imagens.
Esses sensores possuem características complementares e representam o que há de mais avançado em termos de tecnologia, com capacidade para resoluções de 30 cm, compondo o mais completo acervo de imagens de alta resolução do Brasil.