Presente em nossos valores empresariais desde a criação da empresa, há mais de 5 décadas - “Construímos um futuro sustentável” - reflete o nosso compromisso de conduzir os negócios alinhando os objetivos econômicos aos aspectos socioambientais.
Como terceira maior fabricante de aeronaves do mundo, nos comprometemos a conduzir a indústria da aviação em direção a um futuro mais sustentável, como um elo que conecta pessoas e culturas de forma responsável e ambientalmente consciente. É por isso que integramos os princípios ESG (Environmental, Social and Governance) em nossa estratégia de negócios e operações, buscando um futuro mais justo e próspero para todo o mundo.
A nossa indústria enfrenta grandes desafios em matéria de sustentabilidade. O consumo de energia, a geração de resíduos e as emissões de gases de efeito estufa são apenas alguns dos aspectos que precisam ser cuidadosamente gerenciados. Na Embraer, estamos comprometidos com a implementação de práticas ESG em todas as etapas da cadeia de valor da fabricação de aeronaves, desde o desenvolvimento de materiais inovadores até a otimização de processos de produção.
Buscamos incessantemente reduzir nossa pegada de carbono, engajar e desenvolver nossa cadeia de fornecedores e desenvolver tecnologias inovadoras para aeronaves mais eficientes. Em conjunto com nossos stakeholders, buscamos desenvolver soluções viáveis para a descarbonização da aviação, e nossas iniciativas estão alinhadas às agendas globais, sendo a Embraer signatária do Pacto Global da ONU desde 2008, mantendo sua estratégia ESG alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Acreditamos que a sustentabilidade não é apenas um compromisso, mas uma oportunidade. Ao investir em um futuro sustentável, podemos garantir o sucesso da nossa empresa a longo prazo, contribuir para a proteção do planeta e criar um futuro melhor para todos.
A Embraer divulgou em 2021 a sua estratégia de sustentabilidade e o planejamento com metas de médio e longo prazo em ESG. Seguimos focados na descarbonização da aviação por meio do desenvolvimento de produtos, serviços e tecnologias mais sustentáveis e no reforço à sua histórica atuação em responsabilidade social.
A empresa é comprometida com a transparência e publica, anualmente, seu Relatório de Sustentabilidade, com base nas normas e indicadores: GRI – Global Reporting Initiative, SASB – Sustainability Accounting Standards Board e TCFD – Task Force on Climate-related Financial Disclosures.
Sustentabilidade é o uso razoável dos recursos naturais, considerando as necessidades das gerações futuras no médio e longo prazo. A sustentabilidade também deve considerar aspectos sociais, ambientais e econômicos.
ESG significa ambiental, social e governança. É utilizado para identificar empresas comprometidas em alinhar suas atividades produtivas aos parâmetros de excelência nesses três aspectos.
Os três escopos representam a classificação dos gases de efeito estufa segundo o GHG Protocol (Greenhouse Gas Control). O Escopo 1 são as emissões diretas de GEE, com fontes que pertencem ou são controladas pelas empresas. O Escopo 2 refere-se às emissões indiretas de GEE provenientes da eletricidade, que contabilizam as emissões provenientes da geração da eletricidade adquirida ou consumida pelas empresas. O Escopo 3, por sua vez, preocupa-se com outras emissões indiretas de GEE, originadas de fontes que não pertencem ou não são controladas pelas empresas.
O Pacto Global é um compromisso assumido pelas empresas para a sustentabilidade dos seus negócios e baseia-se em dez princípios fundamentais: respeitar e proteger os direitos humanos, apoiar a liberdade de associação no local de trabalho, abolir o trabalho forçado e infantil, eliminar a discriminação no local de trabalho, apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais, promover a responsabilidade ambiental, incentivar tecnologias que não agridam o ambiente e trabalhar contra a corrupção em todas as suas formas.
A Embraer está comprometida com as diretrizes do Pacto Global desde 2006, e seu Código de Ética e Conduta reflete o compromisso de atingir nossos objetivos de negócio com ética e transparência. Este código é baseado nos Valores Empresariais da Embraer, nos princípios do Pacto Global da ONU e nas melhores práticas de governança corporativa e contabilidade.
O Acordo de Paris foi assinado em dezembro de 2015, para combater o aquecimento climático. Seu principal objetivo é manter o aumento da temperatura do planeta abaixo de 2ºC. Em outubro de 2016, membros da ICAO (Organização da Aviação Civil Internacional) assinaram um acordo para contribuir no combate à crise climática e fomentar medidas entre os principais atores da aviação global, responsável por cerca de 2% das emissões globais. A Embraer está comprometida em zerar suas emissões líquidas de carbono até 2040, dez anos antes do acordo setorial da IATA. Para cumprir esse compromisso, a empresa investe para viabilizar o uso de combustíveis sustentáveis e soluções de mobilidade elétrica.
A Embraer possui certificações ISO 14001 e ISO45001, relacionadas à gestão ambiental e saúde e segurança ocupacional. As certificações confirmam a capacidade da Embraer de produzir dentro dos mais rígidos padrões ambientais e de segurança dos colaboradores.
A Embraer tem um longo histórico de investimentos em pesquisa e desenvolvimento com foco na sustentabilidade. Em 2006, a empresa teve sua primeira aeronave certificada para uso de etanol. Desde então, a Embraer já desenvolve aeronaves executivas que utilizam SAF (Combustível Sustentável de Aviação) e vem realizando testes para que suas aeronaves comerciais utilizem SAF também no médio prazo.
Além disso, a empresa realizou o primeiro teste com motor elétrico em outubro de 2021 e, em novembro, lançou o projeto Família Energia, composto por 4 conceitos de aeronaves sustentáveis: propulsão elétrica, célula a combustível de hidrogênio, turbina a gás bicombustível e híbrido-elétrico.
Além da utilização de SAF e das pesquisas com aeronaves comerciais e executivas elétricas, a Embraer é uma das líderes mundiais no desenvolvimento de eVTOLs, com previsão de início de operação em 2026.
A Embraer acredita no valor da educação para a transformação social. Em 2001, foi criado o Instituto Embraer de Ensino e Pesquisa. Desde o início de suas atividades, mais de 5 mil pessoas foram beneficiadas por ações de engajamento com a sociedade e mais de 4 mil alunos se formaram nas escolas, que possuem altos índices de aprovação nas melhores universidades do Brasil e do mundo. No mesmo ano, a Embraer iniciou o Programa de Especialização em Engenharia, que visa capacitar profissionais em início de carreira para atuarem nas áreas de desenvolvimento de produtos e engenharia de processos da empresa. Em parceria com o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), oferece mestrado profissional em engenharia aeronáutica. Outra iniciativa importante é o Social Tech, que promove qualificação profissional em tecnologia para 1.500 pessoas de grupos minoritários.
A Embraer acredita na importância de um ambiente diverso e inclusivo, que respeite a singularidade de todas as pessoas. A empresa oferece treinamento contínuo em Diversidade e Inclusão para todos os cargos de liderança e colaboradores. Além disso, em 2019, um grupo de colaboradores voluntários criou o Embrace, um grupo de afinidade idealizado e administrado pelos próprios colaboradores para promover temas de Diversidade dentro da Embraer. A Embrace possui estrutura segmentada nos seguintes temas: Igualdade de Gênero, LGBTQIA+, Etnia/Raça e Pessoas com Deficiência.
A governança corporativa trata das relações entre as partes interessadas da empresa. Na Embraer, trabalhamos para adotar as melhores e mais eficientes práticas de governança e compliance para garantir o cumprimento das leis e dos regulamentos e políticas internas da Embraer. A Empresa atua para garantir o mais alto nível de integridade e ética corporativa