A Embraer busca assegurar o mais alto nível de integridade corporativa e ética em todos os seus negócios. O modelo de governança corporativa adotado tem uma gestão empresarial focada no crescimento sustentável, atendendo os mais altos padrões de mercado brasileiro e internacional.
A Embraer está comprometida com as melhores práticas de governança corporativa, buscando melhorias contínuas nos instrumentos de governança e no Conselho de Administração, como os regimentos internos dos comitês de assessoramento, bem como o aprimoramento das políticas e do código de ética e conduta.
Como sociedade anônima de capital aberto, a Embraer adota processos e políticas de governança corporativa que atendem a regulamentações dos mercados em que negocia suas ações (NYSE, nos Estados Unidos, e B3, no Brasil) e valorizam a transparência, a integridade e o equilíbrio em decisões estratégicas.
As políticas da Embraer sustentam os padrões de comportamento esperados e refletidos, principalmente, no Código de Ética e Conduta. Todas as políticas e procedimentos exigem que os(as) empregados(as) e parceiros de negócios atuem sempre de acordo com todas as leis e regulamentos aplicáveis e as diretrizes internas da empresa.
Visando atender os mais altos níveis de Governança Corporativa, possui as políticas recomendadas pelo “Código de Melhores Práticas de Governança”, como: Política de Contratação de Serviços Extra Auditoria, Política de Gestão de Riscos, Política de Negociação e Divulgação, Política de Indicação e Treinamento do Conselho de Administração, Política de Partes Relacionadas, Política de Remuneração, entre outras, sendo que essas políticas são publicadas no site de Relação com os Investidores da Embraer, objetivando garantir a transparência sobre as informações da empresa.
A empresa é, ainda, associada a importantes fóruns de governança, como o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), a Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca), o Instituto Nacional de Investidores (INI) e o Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI).
Por fim, a Política Anticorrupção também é um documento de referência para a empresa, pois estabelece diretrizes que visam garantir, além do cumprimento da legislação, a correta gestão das relações comerciais, tanto com terceiros quanto com nossos colaboradores e a prevenção de conflitos de interesse, bem como princípios para doações e patrocínios, para oferta e recebimento de presentes e entretenimento e contratação ou realização de negócios com terceiros.
A estratégia de Sustentabilidade e toda a agenda ESG da Embraer é supervisionada pelo Conselho de Administração através do Comitê de Assessoramento que trata de Pessoas e ESG, o CPESG. A supervisão do conselho é uma prática altamente recomendada e demonstra que o tema é estratégico para a companhia.