A Embraer tem o propósito de contribuir para uma sociedade mais inclusiva, por meio de iniciativas educacionais e criação de um ambiente diverso que valoriza o diálogo e a pluralidade de pensamento e de experiências que favorecem a criatividade e a inovação.
É nesse contexto que surgiu o Embraer Social Tech Careers, um programa de aceleração de carreiras em tecnologia para grupos sub-representados.
Supply image
Supply icon
Supply icon
Ensina as estudantes a trabalharem primariamente com análise de dados. As trilhas de conhecimento incluem, por exemplo, a linguagem de programação Python, criação da dashboards em Power BI, estruturação de banco de dados, plataformas em nuvem, plataformas low-code e gestão de projetos.
A metodologia utilizada é a do bootcamp, espécie de treinamento remoto imersivo para desenvolvimento de habilidades e competências no setor tecnológico, de forma 100% remota.
Com três edições concluídas, o Embraer Social Tech Careers já capacitou mais de 1.400 profissionais com treinamentos focados em grupos sub-representados, como pessoas com deficiência, pessoas negras/pardas e mulheres. Após a conclusão da capacitação, todos e todas passam a fazer parte do banco de talentos da Embraer e empresas parceiras, encurtando a distância até uma nova oportunidade de emprego. Saiba mais abaixo.
Bootcamp em Análise de Dados para 325 Pessoas com Deficiência, com duração de 160 horas (3 meses), em parceria com o Instituto de Gestão de Tecnologia da Informação (IGTI). Com mais de 2.500 inscrições, 325 pessoas foram matriculadas, com 89 delas sendo certificadas na finalização do bootcamp.
Bootcamp em Desenvolvimento Python para 1.100 Pessoas Negras, com duração de 244 horas (3 meses), em parceria com XP Educação. Com mais de 10.500 inscrições, 1.100 pessoas foram matriculadas, com 294 delas sendo certificadas na finalização do bootcamp.
DataBootcamp em Análise de Dados, Python e PowerBI para 55 Mulheres, com duração de 182 horas (4 meses), em parceria com Gama Academy. Com mais de 17.400 inscrições, 55 pessoas foram matriculadas, com 50 delas sendo certificadas na finalização do bootcamp.
Bootcamp de análise de dados e plataformas LowCode com foco em profissionais de 50 anos ou mais. Foram oferecidas 165 bolsas de estudo a pessoas experientes de grupos sociais sub-representados em busca de novos aprendizados. Do total de bolsas de estudos oferecidas, 100 foram destinadas para o público em geral – o dobro da quantidade oferecida na última edição - as outras 65 vagas foram direcionadas a colaboradores e colaboradoras da Embraer.
Novas edições em breve!
A quinta edição do Embraer Social Tech Careers em parceria com a edtech SoulCode tem a iniciativa de estimular a presença de mais mulheres e pessoas com deficiência (PCDs) nesse mercado e, por isso, é exclusiva para esses públicos.
Com 70 vagas disponíveis, o curso tem foco em análise de dados e no desenvolvimento simplificado de aplicativos e outros sistemas computacionais, com técnicas de programação acessíveis para iniciantes.
As inscrições para concorrer a uma vaga dessa edição devem ser feitas até o dia 9 de março de 2025 e o processo seletivo inclui testes de lógica, informática básica, vídeo curto de apresentação pessoal e dinâmica de grupo. As aulas online terão início em 17 de Março e acontecem de segunda a quinta-feira, transmitidas ao vivo, das 19h às 22h. Do total de bolsas de estudo oferecidas, 60 estarão disponíveis para o público em geral e as outras 10 para colaboradoras e colaboradores da Embraer.