Se você se graduou em Engenharia nos anos de 2022, 2023 ou 2024, e deseja se especializar em um mestrado, além de aplicar seus conhecimentos no desenvolvimento de produtos e processos, há oportunidades para você na Embraer.
O PEE – Programa de Especialização em Engenharia – é um programa corporativo da Embraer, que tem como objetivo preparar novos(as) engenheiros(as) para as áreas de desenvolvimento de produtos e processos, atuando em ambientes dinâmicos e multidisciplinares.
Em parceria com o ITA, o programa oferece o título de mestrado profissional em engenharia aeronáutica reconhecido pela CAPES/ MEC. O curso é ministrado por profissionais da Embraer em conjunto com professores(as) do ITA e consultores contratados, de forma presencial e parcialmente remota. As atividades presenciais acontecem nas dependências da Embraer e do ITA e, após a conclusão da fase 3, há a possibilidade de que você seja contratado(a) pela Embraer ou uma de suas subsidiárias.
São elegíveis ao processo seletivo do PEE profissionais graduados(as) em engenharia entre 2022 e 2024 nas modalidades aeronáutica ou aeroespacial, ambiental, automobilística, civil, computação, controle e automação, elétrica, eletrônica, energia, física, manufatura, manutenção, materiais, mecânica, mecatrônica, metalúrgica, minas, naval, nuclear, petróleo, produção, química, robótica, sistemas, softwares e telecomunicações e transporte; com nível de inglês avançado.
O processo seletivo para o PEE se dá integralmente de maneira remota e, para participar das etapas será necessário um computador ou notebook com câmera, microfone e boa conexão de internet.
A primeira fase visa nivelar os conhecimentos e desenvolver competências para uma atuação sistêmica com conscientização da correlação das tecnologias. São apresentados os fundamentos da aeronáutica, como: aviation business, introdução a manufatura de aeronaves, introdução a sistemas de controle clássico e moderno, mat lab, aerodinâmica, desenvolvimento integrado de produto, entre outros. Também acontecem atividades de aculturamento à realidade da Embraer sobre nossos valores e pilares culturais, visitas técnicas, apresentação dos nossos produtos, contato com profissionais e instrutores. Duração: 5 meses.
É promovida a interação dos participantes com os colaboradores da Embraer e são utilizados os laboratórios dos ITA para a realização de aulas práticas e experimentos. Ainda é dada especial atenção ao desenvolvimento pessoal do(a) participante, com foco no autoconhecimento, no relacionamento interpessoal e na cultura de times.
Os participantes se organizam em equipes multidisciplinares para desenvolver projetos que respondam a um desafio técnico proposto pelos coordenadores do programa, em sintonia com a visão de negócios da Embraer. O projeto abrange todo o ciclo de vida do produto e serviços e passa por análise de viabilidade técnica e financeira. Os participantes são orientados por um grupo de mentores que são referências técnicas nas suas áreas de atuação.
Doze meses após o início da Fase 3, o participante do programa deve defender sua dissertação para a conclusão do Mestrado Profissional em Engenharia Aeronáutica do ITA, reconhecido pela CAPES/MEC. Os temas são escolhidos pelo mestrando - a partir de prioridades tecnológicas estabelecidas pela EMBRAER e ITA - com apoio da tríade composta por: participante do programa, orientador Industrial (Embraer) e orientador acadêmico (ITA). Os trabalhos acontecem de forma presencial ou remota.
Desde o início do programa, o(a) participante deve se dedicar integralmente e cumprir fielmente a carga horária definida no Programa, que será de segunda a sexta-feira, das 07:30 às 17:30, nas dependências da Embraer, do ITA ou remotas. É fundamental a dedicação aos estudos e desenvolvimento próprio além do horário estabelecido acima.
Após a conclusão da Fase 3, a Embraer poderá oferecer ao(à) participante uma oportunidade de emprego na Embraer ou em quaisquer de suas subsidiárias. O oferecimento de tal vaga de emprego ao(à) participante é de critério exclusivo da Embraer e dependerá de diversos fatores, tais como, disponibilidade de vagas de trabalho, desempenho, currículo e perfil do(a) participante, entre outros.
Se a Embraer oferecer uma oportunidade de emprego ao(à) participante (seja nela ou em quaisquer de suas subsidiarias), este(a) deverá obrigatoriamente aceitá-la, sob pena a não aceitação acarretar na obrigação de ressarcimento do valor recebido à título de bolsa, conforme melhor descrito abaixo. Vale também destacar que tal vaga de emprego, eventualmente oferecida, pode ser em quaisquer das localidades em que a Embraer ou suas subsidiárias possuam atividades.
Para seu conhecimento, atualmente, as principais plantas fabris se localizam em São José dos Campos, Gavião Peixoto, Taubaté e Botucatu, todas estas cidades no Estado de São Paulo, e possuímos escritórios de engenharia em Belo Horizonte – MG e Florianópolis - SC. No entanto, a Embraer se reserva ao direito de oferecer tal potencial vaga de emprego em outra localidade, em que ela ou suas subsidiárias venham a operar no futuro.
O(A) participante está ciente de que este programa representa um investimento de tempo e recursos no potencial de tal participante. A Embraer não garante que oferecerá ao(à) participante do PEE que concluir a Fase 3 uma vaga de emprego (em quaisquer de suas plantas ou subsidiárias). No entanto, caso tal oferta de emprego se concretize, o(a) participante deverá, obrigatoriamente, aceitá-la, sob pena de ressarcimento de todo o investimento feito em tal aluno(a). Após a aceitação de eventual vaga de emprego, é esperado que trabalhe conosco por, no mínimo, 2 anos.
Caso o(a) participante não aceite eventual oferta de emprego, a Embraer também não terá a obrigação de indicar um(a) orientador(a) industrial para a dissertação de mestrado do(a) participante, na Fase 4.
Caso não seja feita oferta de emprego ao(à) participante, ao fim da Fase 3, este(a) não terá qualquer obrigação de ressarcimento pelos investimentos nele(a) realizados.
Se o(a) participante deixar definitivamente o programa antes da sua conclusão, ele (ela) deverá ressarcir os investimentos nele (nela) realizados até o efetivo momento de sua desistência, os quais serão proporcionais aos meses de programa cursados.
Para ciência dos(as) participantes, o investimento em cada um(a) deles(delas)com este programa corresponderá ao valor total recebido pelo participante à título de bolsa de estudos.
BENEFÍCIOS